quinta-feira, maio 08, 2008

There's no such thing as a free meal!! Ou, ensaio sobre a Ética...

Uma das (muitas) definições de ética disponíveis (na web): "Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter. A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma, orienta a utilização atual que damos a palavra Ética."

Outra definição interessante que encontrei: "Ética é algo que todos precisam ter. Alguns dizem que têm. Poucos levam a sério. Ninguém cumpre à risca..." (da qual discordo, pq ética não é uma coisa de se cumprir, ou não, à risca... ou se é ético ou não se é, não existe meia ética).

Mas na PRÁTICA? O que é exatamanete ética? Senso comum? Ou a falta dele? Fala-se tanto de ética e proporcionalmente ignora-se o que é ética. Evocam-se zilhões de conceitos, mas todos estes gurus que por aí estão, talvez se esqueçam de um conceito básico - meu direito termina onde começa o direito do outro!!! Não posso simplesmente me apoderar do direito dos outros.

É engraçado discutir ética, qdo nas relações diárias as pessoas simplesmente esquecem o direito do outro - do pai, da mãe, do filho, do irmão, do namorado, do marido, do colega de trabalho, do cliente, etc, etc, etc. Queremos o lucro imediato, agora. Nossa cultura é uma cultura de "querer e querer agora", "ter agora". Ok, a ambição é importante, mas não dá para assumir que só EU tenho o direito de querer e de ter. Os seres que interagem comigo também têm seus direitos. E sobretudo, não dá para ignorar que tudo está conectado.

Parece simples tentar impor o meu eu, os meus desejos, os meus anseios ao meu ambiente, àqueles com quem interajo, ignorando que esta imposição pode até trazer um resultado imediato, mas, que além do agora há momentos vindouros. A vida não acaba no momento presente (e novamente, tudo está conectado). Não esgotamos nossas possibilidades no momento atual. Há um momento futuro, a forjar pelas andanças, pelo viver...

Enfim, ética me parece ser o exercício de construir o futuro, e construir o futuro VIVENDO o presente, plenamente, intensamente e acima de tudo íntegramente, conosco e com aqueles que nos cercam, com quem interagimos, com o mundo à nossa volta.

There's no such thing as a free meal!!!!

Nenhum comentário: