quarta-feira, março 27, 2013

Life of Pi (Brasil: As Aventuras de Pi; Portugal: Vida de Pi) by Ang Lee


Finalmente vi Life of Pi. Que filme! Que estória brilhantemente bem contada! Filme com fortissimo impacto visual. Fotografia mais que merecedora do Oscar 2013. Adorei a lição de India no começo do filme, seus milhões de deuses, sua gente. Adorei a eclética busca de espiritualidade do pequeno Pi. E todo o resto, claro! Inumeras metaforas, inumeros paralelos. Uma excitante jornada - a jornada de um menino - cheia de aventuras, descobertas, espiritualidade e filosofia, em pleno Oceano Pacifico, apos um naufragio. 


O ambiguo final é... chocante, claro! A "outra estória" sobre o tempo passado por Pi e pelo tigre Richard Parker no barco, a deriva, é perturbadora e cabe ao telespectador, decidir qual escolher... sendo obvio qual é a verdadeira.


Genial a conexão entre as duas estórias, a dos animais e a humana. E genial o uso da imagem para conta-las. Uma magistralmente contada em imagens, outra contada secamente em palavras.


Melhor usar as palavras do Obama: "an elegant proof of God, and the power of storytelling". Porque tudo se resume a contar estórias...


A propósito, entendo bem o tigre nao olhar para trás! Ja falei por aqui sobre queimar os barcos, né? I'll never look back to something that hurt me to death. Never!


"And so it goes with God!"


E eu também já disse varias vezes que tenho medo do Pacifico, né?!


Nota: Entendi minha fixação por tigres! As vezes o instinto selvagem precisa prevalecer, independente de tudo, inclusive credos, ou nao se sobrevive na selva.

Nenhum comentário: