sábado, junho 23, 2012

É noite de São João, a noite do fogo!! Burn, Burn, Burn!!




Republicado em 23 Jun 2012. Publicado originalmente em 23 Jun 2008.


É noite de São João. OhMyGod!! Quantas (boas) lembranças!! Esta noite é de festa, de alegria, de fogueira, de desejos. AMO esta noite!! Sempre gostei e vou continuar gostando. Aprendi a gostar com meu avô. Esta noite é doce, tem sabor de pêssegos e cerejas. Tem o calor do fogo. Tem a magia dos desejos. Tem a força da união. E, acima de tudo, tem o espírito da tradição. Esta noite é mágica!! Sempre me faz lembrar quem sou. Forever!! Coisas de um espírito pagão...

Eis um pouquinho de História.

As festas de junho têm origem ancestral. Elas vêm da antiga comemoração do solstício de verão, no hemisfério norte - celebrado em torno de 24 de junho segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) - na qual o Sol e suas atribuições de calor, energia e luz viabilizam a vida, tanto para os homens quanto para as plantas. Foi na Europa medieval que a fogueira, um ritual ancestral, foi cristianizada e transformou-se num sinal do nascimento de São João.

Esta data significa o início do verão, no hemisfério norte, época em que a gente do campo se reunia para festejar a proximidade das colheitas, acendendo fogueiras e dançando em volta do fogo. Era uma celebração de fertilidade e bonança.

Esses rituais sobreviveram ao tempo até que a Igreja Católica resolveu incluí-los no seu rol de eventos. Apesar de serem considerados rituais pagãos, essas festividades tinham uma longa trajetória histórica e tradicionalista, o que impossibilitou a sua condenação através das leis da Igreja. Dessa maneira, cria-se a Festa de São João, em 24 de junho (data próxima do solstício de verão), adaptando-se ao calendário oficial cristão.

Catch a Fire!

Nenhum comentário: