domingo, julho 06, 2008

Regras, mais que o básico!! Bom senso, idem!! A sim, sim, limite também!!

Esta semana ouvi muito sobre regras. A falta delas, o excesso delas.

Ouvi opiniões do tipo: Ter regras pra tudo pode deixar tudo certo demais, tudo previsível demais; as pessoas precisam de uma certa desordem, um certo grau de fator surpresa, uma certa imprevisibilidade, para se sentirem vivas.

Eu discordo um pouco disso. Curto uma regrinha básica. Acho indispensável. Essencial.

Não dá pra jogar sem regras e nem pra jogar se as regras do jogo não são claras ou mudam o tempo todo. Regras são necessárias. Elas estabelecem os limites. Não acredito que tolham o jogo. Muito pelo contrário! As regras permitem o jogo e é a habilidade do time que fará (ou não!) o espetáculo. I have no doubt!!

Agora, essa história da lei 11.705, aquela que pune com cadeia quem for pego dirigindo com mais de 6 dg/L de álcool no sangue é palhaçada, não?!?! E faz de conta que em cada esquina, de cada cidade, tem uma blitz para monitorar isso... Não, não, isto não é apologia a beber e dirigir!!! Não esperem isso de mim. Mas acho que estabelecer limites é completamente diferente de proibir. Senhores legisladores, qdo forem a outros países, passem um pouquinho mais de tempo vendo o que acontece por lá e como essa lei funciona por lá, sem restrições, mas com limites, como tudo, aliás, mon amour!!

E transporte público, com qualidade e segurança, ah, isso não temos por aqui não!! Ou quem sabe, táxi mais baratinho, principalmente para usuários assíduos (como eu, rsrsrsrs).

Nenhum comentário: