segunda-feira, agosto 06, 2012

A rota dos vinhos da Borgonha – Côte d’Or: Dicas de Dijon, Flavigny-sur-Ozerain, Beaune e Chagny, Bourgogne / Burgundy, França

2 Sep - 5 Sep 2010

Dijon: Flavigny-sur-Ozerain: Beaune: Chagny




Lindas vinhas, a perder de vista; lindas vilas medievais; castelos: ótimos vinhos (Pinot Noir e Chardonnay); provas de vinho; aulas de vinho; aulas de terroir; ótimos queijos e  excelente cozinha. Este e meu resumo da Bourgogne (Burgundy). Leias mais sobre o vinho da Bourgogne /Burgundy aqui e aqui (Burgundy: The Gol Coast by Conde Nast).

Para entender os vinhos da região e para entrar no espirito da Bourgogne tem que visitar as vinhas - divididas em vários (muitos mesmo!) "domaines". Ajuda a entender o "terroir", a viticultura, a historia, as pessoas, enfim a cultura da região. As conversas com os winemakers e os sommeliers sao um must e as provas de vinho (wine tasting) sao o motivo da visita, certo? 

Vale visitar os grandes chateaus, mas neles tera uma visão mais comercial e tambem um vinho mais comercial! Eu sou um ser que gosta do rústico e recomendo visitar os pequenos produtores, para grandes licoes sobre o vinho. E vale lembrar que os pequenos produtores sao a alma da regiao, que fazem dela uma das mais complexas regiões vinícolas do mundo.

A região vinícola se divide em Cote de Beaune & Cote de Nuit e vale muito se hospedar em Beaune ou nas pousadas nos vinhedos da região. Para tanto, precisa de carro que pode ser alugado em Dijon.

Dijon

 Comecei por Dijon, cidade simpatica e compacta. Da pra fazer tudo a pe. A arquitetura, legado dos Duques de Bourgogne e elegante. Mostarda, licor de Cassis e a "Rota da Coruja", com 22 pontos identificados e so seguir as corujas nas placas espalhas pelo chao para encontrar as belezas arquitetonicas da cidade.

A visitar: o Palais des Ducs et des Etats de Bourgogne, a igreja Notre-Dame, a Sé Saint-Bénigne, a rua de la Chouette, o hotel de Vogüé, o antigo palacio de justica e os museus, como o Musée-Site-Buffon, o Musée des Beaux-Arts e o Musée Magnin.

E eu nao podia deixar de me encantar com a praça cheia de predios antigos, cafés, restaurantes e com um carrocel. Também me encantei pela La Croix Blanche, uma farmacia antiga, de arquitetura linda, com uma ótima seleção de chas e produtos naturais.

E nao podia faltar no roteiro uma visita a Moutarde Maille Boutique, para me abastecer de mostarda, que adoro. A Maille tem uma enorme variedade de mostardas!

Flavigny-sur-Ozerain


Flavigny-sur-Ozerain e a magica vila medieval onde o filme Chocolat foi filmado. Nao preciso dizer mais nada, ne?! Fica a 30 min de carro (mais ou menos) de Dijon, mas na direção contraria a Beaune!

Passeio descompromissado pela belissima vila e suas ruas medievais. Visita as locacoes do filme e a fabrica (e loja) da Anis de Flavigny, que adoro.

Abbey of Fontenay (UNESCO)

A Abbey of Fontenay e uma belissima abadia medieval. Leia mais aqui.

Pelo caminhe visite Semur-en-Auxois, outra aldeia medieval deslumbrante.

Beaune


A capital do vinho na Borgougne / Burgundy e Beaune, portanto, ela deve ser o local de hospedagem.

E o que fazer por la?

O Saturday market (mercado da praca, nas manhas de sabado) e imperdivel, especialmente na primavera e verão.

Os passeios tranquilos pelo centro de Beaune, com p
aradas nos cafes, nas lojinhas e nas sorveterias também sao uma ótima opcao.

E visitar as principais atracões da cidade também e parte do roteiro: Musée de l'Hôtel-Dieu / Hospices de BeauneMusée du Vin de Bourgogne e Musée des Beaux-Arts

Ah, como a vida e bela!

Chagny

Chagny e uma bela vila. Mas o ponto alto do lugar foi o jantar na Maison Lameloise, que também e um hotel.

Passeio pelos vinhedos e prova de vinho

Cote et Hautes-Cotes de Nuits: 
Esta e a regiao do pinot noir. Vosne Romanee, Vougeot, Chambolle Musigny, Morey Saint-Denis, Grevey Chambertin.

Cote et Hautes-Cotes de Beaune: a regiao dos grandes brancos da Bourgogne. Corton Chalemagne, Meursault, Piligny, Montrachet e  Chassagne Montrachet. E pinot noir em Pommard, Volnay, Monthelie e Santenay.

Com direito a vinha mais importante de Chardonnay mais importante da Franca, digo, do mundo! Montrachet Marquis de Laguiche.

E fazer um brinde de aniversario com Crémant de Bourgogne, no meio dos vinhedos e priceless!!!!

Chateaus / Winemakers visitados

- Bouchrad Aine & Fills

E alguns outros...

Restaurantes

- Bernard Loiseau* (Beaune)
Le Benaton* (Beaune)
- Maison Lameloise*** (Chagny)

* Estrelas Michelin.

Hotéis

Hotel Le Cep (Beaune). Foi onde fiquei, com direito a up grade. Voila!
Hostellerie Le Cedre (Beaune)
Chateau de Tailly (Hotel "proximo" a Beaune, no meio de um vinhedo)

Tudo com excelente companhia! E otimos vinhos!

Cycling

Se voce gosta de pedalar, a regiao e ideal para descompromissados passeios de bike.

Leia mais aqui


Nenhum comentário: