Fiz um resumo com dicas de Portugal para uma amiga e decidi posta-lo aqui, por ser um roteiro completo e honesto de Portugal.
Ha bastante informação sobre Portugal aqui no blog mas nao esta consolidada, entao acho que este roteiro e bastante útil (veja todos os meus posts sobre Portugal aqui).
Portugal, um país de frente para o mar, de exploradores e de conquistadores. De costa vasta, de belas praias e peixe delicioso (nao, nao falo de bacalhau!), rico em belezas naturais, vales férteis, montanhas, castelos, rios (Tejo, Douro, Mondego), belas e pitorescas vilas e aldeias, cidades simpáticas, vinhas, ótimos vinhos (Alentejo e Douro), gastronomia divina (peixe, bacalhau, porco, muitos vegetais, ótimo azeite e sobremesas. Nao perca o leitao da bairrada, o arroz de mariscos, as sardinhas assadas, o arroz de coelho), arquitetura riquissima (ruinas romanas, moura/arabe, gotica, barroca, medieval, romantica, renascentista, manuelina, pombalina, moderna / contemporanea com icones come Alvaro Siza Viera (Fundação Serralves no Porto e Boa Nova Tea House em Leça da Palmeira/Matosinhos) e Eduardo Souto de Moura e muitos concertos de verão. E tem muita arte, incluindo as contemporâneas Paula Rego e a Joana Vasconcelos que adoro. E um país super low profile, mas muito charmoso, delicioso e vibrante! Ah, esqueci do sol!
Enfim, muito vinho e muito sol. Porque a vida e bela!
Eu so nao entendo por que o portugueses reclamam tanto!
Vamos ao meu Portugal?
- Lisboa: uma metropole fascinante, compacta e cheia do que fazer e explorar. Tem uma luz unica. Tem o Rio Tejo. Tem as 7 Colinas. Tem jardim lindos. Tem a calcada portuguesa. Tem o Castelo de Sao Jorge vigiando a cidade, cercado pelos bairros da Alfama, da Mouraria e da Graça (onde esta o imponente Panteao Nacional), e seu labirinto de ruelas que respiram fado e a magica descida ate a Baixa, incluindo as Portas do Sol e o o Miradouro de Santa Luzia. Tem a Baixa Pombalina, com sua Praca da Figueira e suas ruas magicas como a rua Augusta (fuja dos restaurantes turísticos espalhados por ela!) e suas lindas lojas (muitas nas ruas paralelas e perpendiculares a Augusta); a majestosa Praca do Comercio (Terreiro do Paco); o Rossio; o Elevador de Santa Justa; o Chiado e suas lindas lojas e cafes e livrarias e tanta vida. Tem o bohemio, festeiro, alegre Bairro Alto e suas ruelas, cheias de lojas, restaurantes e bares. Tem a Avenida da Liberdade cheia de lojas excelentes. Tem Belem (a pastelaria dos Pasteis de Belem esta la, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belem, o Mosteiro dos Jeronimos, o Centro Cultural de Belem, o Museu da Marinha, o Muses dos Coches, o imperdivel Museu de Arte Moderna Coleccao Berardo). Tem as Amoreiras, o Campo de Ourique e a Estrela e seus bonitos Jardim e Basilica da Estrela e restaurantes escondidos e deliciosos como o Coelho da Rocha. Tem Alvalade e suas lojas e cafes. Tem imensos museus, como a genial Fundacao Calouste Gulbenkian e o Museu Nacional do Azulejo (para mais museus veja o bairro de Belem, acima); lindas igrejas, como a Se (Catedral de Lisboa), a Igreja de Santo Antonio, as ruinas da Igreja Do Carmo (o que resta dela!). Tem o classico bonde-amarelo-electrico-tram 28 que e a assinatura de Lisboa. Vai poder conhecer a cidade através dele, que liga o Martim Moniz a Campo de Ourique/Prazeres e proporciona uma viagem imperdível a todos aqueles que querem conhecer melhor Lisboa e a sua história.Tem o Coliseu do Recreios e a belíssima Praca de Touros do Campo Pequeno (que meu avo adorava). Tem deliciosos restaurantes - veja aqui. Tem a Estação do Oriente (belo expoente arquitetônico de Santiago Calatrava), o Parque das Nacoes e o Oceanario, do complexo da Expo'98. Tem o Fado.
E minhas dicas de hospedagem em Lisboa e arredores estão aqui.
E mais dicas de Lisboa aqui.
- Arredores de Lisboa (Alugue um carro pela comodidade! Mas ha trem para todos os lugares!)
Também ha inúmeras praias próximas a Lisboa e os trens partem do Cais do Sodré. Ei-las:
Praias da Linha de Cascais (para chegar a elas não precisa atravessar a ponte Vasco da Gama, ficam do mesmo lado de Lisboa): S Julião da Barra, Praia de Carcavelos e Praia do Guincho. Há trem que é o mesmo que vai para Cascais e apanha-se no Cais do Sodré em Lisboa. Depois pode-se apanhar um taxi para ir para a praia. Também deve haver onibus. Outra sugestão é a praia do Guincho que fica depois de Cascais, mas é muito boa. E nesse caso apanha-se o trem até Cascais e depois taxi ou onibus. Parece super longe de Cascais mas não é. S Julião da Barra e Carcavelos ficam antes de Cascais sempre ao longo da Av. Marginal. Nao deixe de ir também ao Cabo da Roca.
Costa da Caparica: Quem que atravessar a ponte. Talvez sejam as que ficam mais perto de Lisboa, mas para lá tem mesmo de ir de carro. Das praias da costa da Caparica, a Praia da Morena e uma boa dica. Também há outras: a da Rainha e a da Saúde.
Trafaria e região de Setúbal, incluindo a Cova do Vapor sao um "must go".
Para os trens, veja o link: www.carris.pt
- Na região de Setúbal: Serra da Arrábida e sua bela praia Portinho da Arrábida. Azeitão (o queijo do Azeitão é tudo e os vinhos também), e umas vilas de pescadores nos arredores, tipo Cova do Vapor e Sesimbra (tem várias outras). Tem também Palmela e Cabo Espichel. O melhor peixe do mundo! Robalos, atum, cherches (xerxes?), salmonetes, linguado, chocos, polvos, sardinhas e muitos outros mais. Alcacer do Sal e a aldeia de Santa Susana também vale uma visita.
- Na região de Fátima, vale visitar também Óbidos, a praia da Nazaré, o Mosteiro da Batalha (leia mais aqui) e o Mosteiro de Alcobaça onde estão os túmulos dos amantes Ines de Castro e D. Pedro I de Portugal (ja ouviu a expressão "Ines e morta"?).
- Na região de Coimbra há as grutas (Mira D´Aire e Sto Antonio) e as ruínas romanas de Conímbriga. E sim, a universidade de Coimbra e a biblioteca joanina sao imperdíveis, a Quinta da Lagrimas e o Palacio do Bussaco também!
- Caldas da Rainha, onde esta a fabrica da Bordallo Pinheiro que eu adoro.
- No centro de Portugal estao a bela Torres Novas (me encantei com esta cidade em Abril ultimo) e Tomar e seu Convento de Cristo, um importante templo templário (nao deixe de visitar a janela da Sala do Capitulo).
- Ainda no centro de Portugal, vale a pena visitar as aldeias de xisto, na região de Castelo Branco (em Castelo Branco va ao Jardim do Paco Episcopal) / Fundão (Serra da Gardunha) / Sertã. E se for epoca da florada da cerejeria (primeira metade de abril) ou se for a epoca das cerejas (junho/julho), melhor ainda!!!!!! A terra da cereja e do Fundão (Serra da Gardunha) ate a Sertã . Mais informações aqui http://www.aldeiasdoxisto.pt. Sou fã dessa região... enfim, nasci lá, hohohoho.
- E ainda no centro de Portugal, está a Serra da Estrela (leia mais aqui). O queijo da Serra da Estrela (leia mais aqui e aqui) é absurdamente bom (mas a producao foi significativamente reduzida nos ultimos anos e o "real" - DOP / DOC - queijo da Serra nao existe em todos os estabelecimentos!!! Compre nas queijarias em Gouveia e na Covilha!!!! As paisagens bem bonitas. Na serra, nao deixe de ir a vila de Manteigas, famosa por suas trutas e a Seia. Uma opcao e ir da Guarda ate Gouveia e da Gouveia a Covilha. Passe pelas magicas vilas de Celorico da Beira e Belmonte.
- Ainda no centro, Marvão vale a visita!
- Mais sobre o centro de Portugal aqui.
- Aveiro e seus ovos moles e barcos coloridos também merecem a visita.
- Na região do Porto (ah, as caves de vinho do porto ficam em Vila Nova de Gaia, mas é só atravessar o rio); ha a Fundacao Serralves - majestosa obra do Siza Vieira; a Casa da Musica (nao deixe de ir!!!); a estação de trems de Sao Bento, coberta de belos azuleijos; o Mercado do Bolhao; o Palacio da Bolsa; a Torre dos Clerigos; o Cafe Majestic; a Rua da Galeria de Paris; o Palacio de Cristal, a Orla; etc, etc. Vale visitar o Pinhão e a Régua, onde ficam as vinhas com as quais se produz o vinho do Porto. E nao deixe de ir a Casa de Mateus. E sim, o cruzeiro pelo Douro e super valido. Jamais esquecerei o meu!!!! O trecho Pinhao - Regua e fascinante, com belos vinhedos as margens do Douro. Fiz o passeio com a Douro Azul (www.douroazul.pt) e recomendo reservar com antecedência, principalmente na alta temporada (junho - outubro).
- Detalhe: Ha ótimas praias na região do Porto. Agua fria, sem duvida! Mas lindas praias. Visite Espinho e Matosinhos.
- Barcelos (a do galo) e Arcozelo para a minha querida Sta Maria Adelaide
- Braga e seu santuario de Bom Jesus do Monte e Guimarães (a capital Europeia da Cultura em 2012), vale acrescentar Valença e Amarante
- Minho e Viana do Castelo
- Alentejo e suas belíssimas vinhas, excelentes praias, belas paisagens, tradições milenares, excelente gastronomia e vinhos de superior qualidade. Nao deixe de ir a praia de Albufeira e a Zambujeira do Mar (Odemira) e a Troia-Mar (Grandola). Ainda no Alentejo, a região de Évora merece destaque. A cidade e linda, com seu majestoso Templo de Diana, a Igreja de Sao Francisco e sua macabra Capela de Ossos e o restaurante Fialho (um classico, mas bem turistico, portanto nao e meu favorito!), favorito do ex presidente FHC. Visite também Reguengos de Monsaraz, uma vila medieval fofa. Ha várias vinícolas na região, como a Herdade do Esporão que super valem uma visita. Leia mais aqui. Hospede-se nas pousadas e desfrute da excelente gastronomia (acorda, porco, peixes, etc), autentica!
- E é claro, a vila de Arraiolos, para um tapete de Arraiolos.
- Algarve e suas deliciosas praias, nao deixe de visitar Lagoa (Praia da Marinha), Tavira, Portimao e Vilamoura
- Cabo de Sao Vicente (Sagres / Vila do Bispo), onde esta a Fortaleza de Sagres e um dos lugares mais mágicos para mim
- Praias: As praias Portuguesas sao lindas! Leia este artigo da revista Portuguesa Rotas & Destinos e e veja o site das 7 Maravilhas de Portugal: Praias e encante-se.
Dicas de compras:
Livros (de Camoes a Pessoa, e muitos, muitos outros autores), gravuras, musica, ouro e filigrana (AV, uma marca jovem da Andrea Veiga, que vale ser acompanha), sapatos, bolsas, tecidos, artigos de retrosaria, as ceramicas do Bordallo Pinheiro e as porcelanas Viuva Lamego e Vista Alegre, coisas de casa (homeware) em geral, os sabonetes e sais de banho da Claus Porto, tapetes artesanais, vinhos (adoro os do Alentejo e os do Douro), azeite (de preferencia o artesanal, no interior), especiarias, queijos, presunto iberico (de porco preto), produtos de charcutaria, e e claro, cafe (de preferencia o Delta Diamante).
Images:
http://www.lonelyplanet.com/portugal/images
Queijo da Serra (da Estrela): Maria João de Almeida
Google Images (Estação Oriente, Boa Nova Tea House, Paula Rego e Joana Vasconcelos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário