sábado, agosto 04, 2012

Portugal: Um roteiro (quase) completo... Dicas de Portugal, Dicas de Lisboa

As minhas dicas de Portugal... país pelo qual sou fascinada!













Fiz um resumo com dicas de Portugal para uma amiga e decidi posta-lo aqui, por ser um roteiro completo e honesto de Portugal.

Ha bastante informação sobre Portugal aqui no blog mas nao esta consolidada, entao acho que este roteiro e bastante útil (veja todos os meus posts sobre Portugal aqui).

Portugal, um pa
ís de frente para o mar, de exploradores e de conquistadores. De costa vasta, de belas praias e peixe delicioso (nao, nao falo de bacalhau!), rico em belezas naturais, vales férteis, montanhas, castelos, rios (Tejo, Douro, Mondego), belas e pitorescas vilas e aldeias, cidades simpáticas, vinhas, ótimos vinhos (Alentejo e Douro), gastronomia divina (peixe, bacalhau, porco, muitos vegetais, ótimo azeite e sobremesas. Nao perca o leitao da bairrada, o arroz de mariscos, as sardinhas assadas, o arroz de coelho), arquitetura riquissima (ruinas romanas, moura/arabe, gotica, barroca, medieval, romantica, renascentista, manuelina, pombalina, moderna / contemporanea com icones come Alvaro Siza Viera (Fundação Serralves no Porto e Boa Nova Tea House em Leça da Palmeira/Matosinhos) e Eduardo Souto de Moura e muitos concertos de verão. E tem muita arte, incluindo as contemporâneas Paula Rego e a Joana Vasconcelos que adoro. E um país super low profile, mas muito charmoso, delicioso e vibrante! Ah, esqueci do sol! 

Enfim, muito vinho e muito sol. Porque a vida e bela!

Eu so nao entendo por que o portugueses reclamam tanto!

Vamos ao meu Portugal?

Alem disso tudo, Lisboa e excelente para fazer compras. Minhas dicas de boas compras em Lisboa estão aqui

E minhas dicas de hospedagem em Lisboa e arredores estão aqui.

E mais dicas de Lisboa aqui
  • Arredores de Lisboa (Alugue um carro pela comodidade! Mas ha trem para todos os lugares!) 
As simpaticas Mafra e Cascais (onde esta a Casa das Historias, museu que abriga as obras de Paula Rego), a bonita Queluz e seu Palacio e a romantica Sintra, com paisagens magicas e doces deliciosos, com sua linda serra verde, seu Castelo dos Mouros, o Palácio da Pena e a liiinda Quinta da Regaleira. Os trens para Sintra partem da Estação do Rossio.

Também ha inúmeras praias próximas a Lisboa e os trens partem do Cais do Sodré. Ei-las:

Praias da Linha de Cascais (para chegar a elas não precisa atravessar a ponte Vasco da Gama, ficam do mesmo lado de Lisboa): S Julião da Barra, Praia de Carcavelos e Praia do Guincho. Há trem que é o mesmo que vai para Cascais e apanha-se no Cais do Sodré em Lisboa. Depois pode-se apanhar um taxi para ir para a praia. Também deve haver onibus. Outra sugestão é a praia do Guincho que fica depois de Cascais, mas é muito boa. E nesse caso apanha-se o trem até Cascais e depois taxi ou onibus. Parece super longe de Cascais mas não é. S Julião da Barra e Carcavelos ficam antes de Cascais sempre ao longo da Av. Marginal. Nao deixe de ir também ao Cabo da Roca.

Costa da Caparica: Quem que atravessar a ponte. Talvez sejam as que ficam mais perto de Lisboa, mas para lá tem mesmo de ir de carro. Das praias da costa da Caparica, a Praia da Morena e uma boa dica. Também há outras: a da Rainha e a da Saúde.

Trafaria e região de Setúbal, incluindo a Cova do Vapor sao um "must go".

E tem também a ótima praia da Ericeira, a do Meco (Sesimbra), Ribeira d'Ilhas, etc, etc, etc.

Para os trens, veja o link: www.carris.pt
  • Ainda no centro de Portugal, vale a pena visitar as aldeias de xisto, na região de Castelo Branco (em Castelo Branco va ao Jardim do Paco Episcopal) / Fundão (Serra da Gardunha) / Sertã. E se for epoca da florada da cerejeria (primeira metade de abril) ou se for a epoca das cerejas (junho/julho), melhor ainda!!!!!! A terra da cereja e do Fundão (Serra da Gardunha) ate a Sertã . Mais informações aqui http://www.aldeiasdoxisto.pt. Sou fã dessa região... enfim, nasci lá, hohohoho.
  • E ainda no centro de Portugal, está a Serra da Estrela (leia mais aqui). O queijo da Serra da Estrela (leia mais aqui e aqui) é absurdamente bom (mas a producao foi significativamente reduzida nos ultimos anos e o "real" - DOP / DOC - queijo da Serra nao existe em todos os estabelecimentos!!! Compre nas queijarias em Gouveia e na Covilha!!!! As paisagens bem bonitas. Na serra, nao deixe de ir a vila de Manteigas, famosa por suas trutas e a Seia. Uma opcao e ir da Guarda ate Gouveia e da Gouveia a Covilha. Passe pelas magicas vilas de Celorico da Beira e Belmonte. 
  • Ainda no centro, Marvão vale a visita! 
  • Mais sobre o centro de Portugal aqui.
  • Aveiro e seus ovos moles e barcos coloridos também merecem a visita.
  • Na região do Porto (ah, as caves de vinho do porto ficam em Vila Nova de Gaia, mas é só atravessar o rio); ha a Fundacao Serralves - majestosa obra do Siza Vieira; a Casa da Musica (nao deixe de ir!!!); a estação de trems de Sao Bento, coberta de belos azuleijos; o Mercado do Bolhao; o Palacio da Bolsa; a Torre dos Clerigos; o Cafe Majestic; a Rua da Galeria de Paris; o Palacio de Cristal, a Orla; etc, etc. Vale visitar o Pinhão e a Régua, onde ficam as vinhas com as quais se produz o vinho do Porto. E nao deixe de ir a Casa de Mateus. E sim, o cruzeiro pelo Douro e super valido. Jamais esquecerei o meu!!!! O trecho Pinhao - Regua e fascinante, com belos vinhedos as margens do Douro. Fiz o passeio com a Douro Azul (www.douroazul.pt) e recomendo reservar com antecedência, principalmente na alta temporada (junho - outubro).
  • Detalhe: Ha ótimas praias na região do Porto. Agua fria, sem duvida! Mas lindas praias. Visite Espinho e Matosinhos.
  • Alentejo e suas belíssimas vinhas, excelentes praias, belas paisagens, tradições milenares, excelente gastronomia e vinhos de superior qualidade. Nao deixe de ir a praia de Albufeira e a Zambujeira do Mar (Odemira) e a Troia-Mar (Grandola). Ainda no Alentejo, a região de Évora merece destaque. A cidade e linda, com seu majestoso Templo de Diana, a Igreja de Sao Francisco e sua macabra Capela de Ossos e o restaurante Fialho (um classico, mas bem turistico, portanto nao e meu favorito!), favorito do ex presidente FHC. Visite também Reguengos de Monsaraz, uma vila medieval fofa. Ha várias vinícolas na região, como a Herdade do Esporão que super valem uma visita. Leia mais aqui. Hospede-se nas pousadas e desfrute da excelente gastronomia (acorda, porco, peixes, etc), autentica!
  • Algarve e suas deliciosas praias, nao deixe de visitar Lagoa (Praia da Marinha), Tavira, Portimao e Vilamoura
Leia mais sobre Portugal aqui: www.telegraph.co.uk/travel/destinations/europe/portugal


Dicas de compras:

Livros (de Camoes a Pessoa, e muitos, muitos outros autores), gravuras, musica, ouro e filigrana (AV, uma marca jovem da Andrea Veiga, que vale ser acompanha), sapatos, bolsas, tecidos, artigos de retrosaria, as ceramicas do Bordallo Pinheiro e as porcelanas Viuva Lamego e Vista Alegre, coisas de casa (homeware) em geral, os sabonetes e sais de banho da Claus Porto, tapetes artesanais, vinhos (adoro os do Alentejo e os do Douro), azeite (de preferencia o artesanal, no interior), especiarias, queijos, presunto iberico (de porco preto), produtos de charcutaria, e e claro, cafe (de preferencia o Delta Diamante).

Images:
http://www.lonelyplanet.com/portugal/images
Queijo da Serra (da Estrela): Maria João de Almeida

Google Images (Estação Oriente, Boa Nova Tea House, Paula Rego e Joana Vasconcelos)

Nenhum comentário: