"Still a long way to go, but full of opportunities."
Estar na Asia e enteragir com seu povo, sua gente, "in loco" me esclareceu muitas coisas, mas foi, a principio, um ENORME choque cultural, que me custou dias de adaptação para alem das 7 horas de diferença de fuso horário, a leste.
O mundo e muito diferente na Asia e eu, pessoa e profissional, preciso aprender muito, muito mesmo, para poder entender as diferenças e saber me adaptar a elas. Estilos de linguagem, comportamento, etc. E preciso entender a política, a história, a maneira como as pessoas interagem, como convivem, como socializam, como trabalham.
Vai muito alem de usar hashi / chopsticks para comer!!!
A proposito, a comida da Asia e excelente. Mas muitos dos sabores me sao familiares. Preciso entender a relação entre a cozinha portuguesa (e talvez europeia) e a cozinha de Taiwan, porque encontrei inúmeras similaridades.
Eu achava que o arroz e os noodles eram as principais fontes de carboidrato, mas a batata doce também é super usada.
E o cha da Asia e o melhor do mundo!!!! Vale a pena visitar todas as tearooms possíveis, provar todos os chas possíveis e aprender as técnicas de preparo.
As pessoas adoram cores por la. Tudo e cheio de cores, super colorido (dificil para um ser quase monocromatico, como eu!).
Infra-estrutura e a palavra de ordem. Nova infra-estrutra (nas grandes cidades!), para ser mais exata! Por vezes, tem-se a noção de se estar em países desenvolvidos, nao em desenvolvimento, considerando a excelente infra-estrutura (hello, Brasil!!!).
Os extremos sao super visíveis. Na arquitetura, nas diferenças sociais. A linha entre a miséria e a riqueza (multi-milionaria; bilinionaria, em alguns casos) e tênue e extremamente visível, palpável. A ponto de ser constrangedora.
Os asiáticos sabem fazer negócios como ninguém. Ok, o povo do Middle East também!!!
As relações pessoais sao de extrema importância! Build relationships e a palavra de ordem!!!!
E difícil ver o sol por la. Poluicao extrema!
Todos parecem SUPER jovens!
Todos tem uma garrafinha com agua (ou cha) na mao. Sim, comprei a minha!
Os templos Tao sao MUITO diferentes dos budistas. E no fundo, todos sao MUITO parecidos com o cristianismo. Pude traçar VARIOS paralelos, principalmente nos templos Tao, mas nos budistas também. O incenso; as velas; os deuses, cada um com sua especialidade (como nossos santos); as ofertas (geralmente comida, frutas e incenso) para Buda e para os deuses; os desenhos contando Historias (como os vitrais nas igrejas); etc; etc; etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário