Eu sou fa declarada do Alex Atala. Acho genial o que tem feito com os ingredientes do Brasil e como vem transformado a cozinha brasileira e dando-lhe destaque no cenário global. Feito unico de um chef brasileiro e inspirador para muitos outros chefs no Brasil e around the world. E a valorização daquilo que é local, incluindo saberes e sabores e isto e absolutamente encantador em um pais tao vasto e rico em saberes e sabores como o Brasil.
Ja visitei seus dois restaurantes e seguem abaixo minhas impressões de ambos.
A proposta do Dalva e Dito e muito interessante, mas acho que o conjunto do restaurante ainda esta "acertando a mão" e o restaurante ainda tem espaço para desenvolver seu potencial.
O sabor estava la, no prato principal e na sobremesa, os drinks sao excelentes, o ambiente e legal, o serviço, ok. Mas faltou caráter! Faltou o equilibrio do todo! Estive la em 2010, entao talvez eu esteja desatualizada!!!
Ja o D.O.M. e outra historia!!! Sem duvidas, equivale a um 2 estrelas Michelin (sorry, mas ainda nao encontrei um substituto para a Maison Lameloise em Chagny, Bourgogne - tradicionalíssimo, elegante e delicioso!) e é, sem duvidas, o melhor restaurante de Sao Paulo e provavelmente do Brasil.
Sabor e criatividade da cozinha e dos drinks com ambiente agradável. O atendimento elegante, o serviço simpatico, o belo predio de Ruy Ohtake de arquitetura contemporanea, a madeira, a mesa bem posta, o linho, a musica, enfim, o Brasil tao bem representado.
A comida é excelente, as caipirinhas deliciosas (a de lichia, superb! e a de jabuticaba muuuito boa tambem) - e o maitre me disse em dezembro ultimo (2011) que estavam preparando a harmonização dos pratos com cachaca (GENIAL!). Achei sensacional quando o maitre foi buscar a raiz de priprioca para matar minha curiosidade, e o Alex Atala é um gentleman! Estar em sua cozinha - e com ele - e uma experiencia unica!
Mas senti uma coisa esquisita no ar que não entendi bem o que era. Nao tinha a ver com a comida, nem com os drinks, nem com o serviço, todos excelentes, perfeitos. Fiquei com a sensação de que as pessoas não estavam 100% confortáveis com o lugar e sinceramente não entendi o motivo. E isso me incomodou um pouco.
O D.O.M é o premiado e incensado D.O.M, a meca do Alex Atala, e eu esperava uma experiencia sensorial genial, com elegancia e equilibrio e a tive, com perfeição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário