sábado, maio 24, 2008

My Blueberry Nights, por Wong Kar Wai

“It took me nearly a year to get here. It wasn't so hard to cross that street after all, it all depends on who's waiting for you on the other side.”

Finalmente fui assistir My Blueberry Nights. Prefiro o título em Inglês, pq o título em Português (Um Beijo Roubado) passa uma idéia de água com açúcar, meio piegas, o que o filme, definitivamente, não é (acho que “Minhas Noites de Mirtilo” tbém não seria nada marketeiro... rsrs). Na verdade o filme é meio “Closer”. Intimista. Uma coisa humana, insuportavelmente humana. Realidade inebriante. Distâncias. (Longos) Caminhos (ou não...). Mas sem muito suspense ou surpresas, meio óbvio, acho que o filme dá uma derrapada nisso. Mas sim, gostei. E não, não derramei uma lágrima.

O filme é do diretor chinês Wong Kar Wai, que eu não conhecia. A fotografia é ótima (a iluminação é perfeita - das trevas à luz, uma jornada), os diálogos são interessantes, espertos (mas, em alguns casos, parecem estranhos...) e a música é boa. Tem Norah Jones como protagonista em sua primeira aventura nas telas. Eu particularmente não sou a maior fã da Norah Jones, versão cantora. Ok, a voz dela é o máximo. Como atriz?!?!?!?! Não foi um fiasco, ao contrário, para uma primeira atuação, ela se saio super bem. Mr Law, simplesmente incrível, como sempre. Natalie Portman e Rachel Weiz tbém dispensam comentários. Mas, sem dúvida, a Rachel Weiz rouba as cenas onde atua. Tem tbém David Strathairn, que foi excelente em seu papel. Não são atuações intensas, carregadas, mas simples e encantadoras.

Quero Blueberry pie... with ice cream.



PS – Vou colocar este comentário como PS, porque preciso comentar, mas não tem nada a haver com o filme, mas com uma coisinha chamada “bom senso”. A pessoa ao meu lado deixou o telefone ligado e aí, ele tocou! Ela atendeu, e bateu um bom papo!!! Ignorando que o filme não foi interrompido para ela falar ao celular. Depois de um mico desses o que se deveria fazer? Desligar o celular, certo? Mas acho que ela não desligou, pq o celular voltou a tocar. E ela atendeu novamente!!! Para dizer que não podia falar... OhMyGod!!!! Ninguém merece!!

Nenhum comentário: