domingo, maio 25, 2008

É época de pinhão

Oba, adoro pinhão. Tem sabor de Paraná. Tem cheiro de Paraná. E isto significa muito!! Do pinheiro nasce a pinha, da pinha nasce o pinhão, diz a letra de uma música típica do sul (ou alguma coisa muito parecida com isso...). Tão Paraná. Um dos símbolos do PR é a Araucária, que produz a pinha, que é um aglomerado de pinhões (acho que é este o plural). O outro símbolo é a gralha azul, uma avezinha simpática que "semeia" (acho que é este o verbo...) a araucária, pq o pinhão, na verdade, é a semente da araucária. Saudade!!! Saudade das músicas típicas que cantavamos no coral (gralha-azul tus és pequenina, ...). Saudade de ser criança. Saudade de poder "catar" (é assim que se fala por lá, mas acho que seria colher) o pinhão na floresta, praticamente direto do pé, pra levar pra gincana do colégio (era uma das provas, a floresta era dos povos indígenas e pagávamos pra eles). Saudade de comer pinhão em Curitiba, no inverno, com algumas pessoas (muito) especias. Eu tirava a casca do pinhão com uma faca, kkkk, que nem castanha, kkkk. Até que alguém me ensinou a comer pinhão do jeito certo. Fácil, fácil. Saudade!!!!

Nenhum comentário: