domingo, setembro 23, 2012

Marmelos


Eu sabia que gostava de marmelos, minha memoria o indicava. Toda vez que os via na feira ou no supermercado eu os olhava, segurava, sentia seu perfume. E isto me trazia uma sensacao boa. E minha mae sempre me dizia "Compra marmelos e assa-os!"

Por anos me recusei a faze-lo, por preguiça ou talvez por nao acreditar nas minhas habilidades na cozinha ou pior ainda, por me recusar a ser feliz.

Em abril, estive com meus pais em Portugal, e minha prima (digo, a prima da minha mae, a mesma que frequentava o CTG la no interior do Parana) serviu uma marmelada (na verdade um doce de marmelo) deliciosa feita por ela mesma (cozida em fogo lento por muitas horas), como  quase tudo em sua casa (minha família e adepta, de longa data, do "homemade"). A marmelada tinha todo o sabor da calma e simplicidade do campo.

Pedi a receita, porque felizmente em nossa família nao ha segredos culinários. Minto, ha-os sim. Mas como tudo veio de minha querida avo, ninguém jamais vai se recusar a me dar uma receita. Voila!

E esperei ansiosamente a chegada da estação dos marmelos... que e novembro! Mas por alguma razao desconhecida, ontem havia marmelos na feira. Pareciam nao estar no ponto e nao estavam mesmo, mas nao resisti e comprei dois.

Fiz tudo direitinho, mas sai de perto do fogo e... os marmelos secaram e caramelizaram... felizmente cheguei a tempo de evitar que queimassem, mas o que encontrei era uma DELICIA. Marmelos (e um pouquinho de maca) caramelizados em mel.

Deixei esfriar e comi com um pedacinho de queijo e cabra e outro de queijo de ovelha orgânicos (bio). Alegria!!!

Ai fiquei imaginando esta receita e esta receita...

Leia mais aqui.

Nenhum comentário: