sábado, setembro 29, 2012

O leite e o peixe do Brasil: Uma vergonha




Vi este post no La Cucinetta, reclamando da qualidade do leite e derivados no Brasil. O que acho super valido! O leite e agua, sem gordura alguma, sem gosto algum, sem qualidade alguma. E o iogurte, oh my! Sem sabor, consistencia sem graça, um horror.

Apoio a revolta!  Eu nao gosto de leite, mas adoro os derivados, principalmente queijo, manteiga, mussarela, ricota e iogurte, alem de adorar capuccino.

Acho uma falta de respeito com o consumidor vender agua (e outras coisitas mais...) por leite. Inacreditável! Pela extensão territorial do Brasil e imensa capacidade de produção.

Felizmente, la no Parana, sempre tivemos leite decente em casa. A mae comprava do produtor, apesar de so meu pai, irmao e o gato beberem leite. Mas sempre fizemos queijo fresco e iogurte com ele. Sagradamente, todas as semanas. Deliciosos! Como disse, minha familia e adepta do "homemade" desde sempre.

Em Sao Paulo, sempre comprava os iogurtes de ovelha da Casa da Ovelha do Rio Grande do Sul. Muito bons!

A Suica e menor que o estado do Parana, e tudo o que e feito de leite por aqui e simplesmente delicioso. O mesmo vale para a Franca, Italia e Portugal. Queijos, manteigas, mussarelas, ricotas e iogurtes super saborosos, de textura fantastica e por preços honestíssimos.

Enquanto isso, produtos de qualidade imensamente inferior sao vendidos no Brasil a preco de ouro.

Na lista do inacreditável entra o peixe. Fiquei HORRORISADA quando a minha mae me disse esta semana que achou peixe chines (congelado). Comprou, por curiosidade, e pasmem, gostou!

Gente, onde vai parar o bom peixe do Brasil? Na Europa e Estados Unidos, talvez? Com a costa que o Brasil tem, esta e uma questão que muito me intriga.

O Brasil tem uma costa imensa, mas e suuuper dificil encontrar peixe de boa qualidade para comprar. Tirando o Mercadao de Sao Paulo, alguns no Rio de Janeiro e o Mercadao de Florianópolis, desconheço lugares com boa variedade de peixe de qualidade.

E pra ajudar com o HORROR, os restaurantes entre eles os top, top, top, contribuem (so) servindo salmão de cativeiro (aquele criado com BASTANTE sintéticos, para ajudar a ganhar a cor característica) e tilapia. Um crime, ao paladar e ao bom senso!

A minha mae e especialista em peixe (Desde que de agua salgada! Ela nao come peixe de agua doce, nem truta, que eu particularmente gosto). Ela sempre tratou o peixe como um alimento preciosíssimo. Lembro-me, de quando criança, de ir ao Mercadao em Sao Paulo com ela e comprar trilha (que o Claude Troigros adora!), atum fresco, polvo, etc e de toda a logistica para transportar aquilo, em segurança, para o Parana. Ela congelava tudo, com muito cuidado e sempre tínhamos peixes ótimos em casa.

Poucas vezes vi o delicioso monk fish (peixe sapo, tamboril - de aguas profundas) ou a saborosíssima arraia (adoro arraia!!!!) para comprar no Brasil. Onde eles vao parar, heim?!

Apoio uma revolução, pela qualidade e respeito ao consumidor, itens bastante em falta!

Nenhum comentário: