sábado, setembro 08, 2012

Welcome to Taipei!




26 - 31 Aug 2012

Dicas de Taipei, Taiwan. Um rico festival e cores e sabores.

Taiwan, oficialmente Republica da China, e uma ilha (batizada de Formosa pelos navegadores portugueses) com muita Historia, mas e um pais jovem (nao necessariamente reconhecido como pais internacionalmente, principalmente pela China!) com 100 anos. Completa 101 anos em 2012! Os quais celebram o tratado de retorno, pelo Japão, da ilha a Republica da China, nao a Republica Popular da China (!!!!!) o que faz com que Taiwan se considere um território independente. Detalhe, os cidadãos de Taiwan tem passaporte da China. E muita Historia de Guerras (Guerra Civil Chinesa, guerras entre China e Japão, etc), ilhas usadas como moeda de troca e fuga de Chineses da "mainland" para a Ilha Formosa em diferentes momentos, como na Guerra Civil Chinesa e na ocupacao comunista da China.

Para ter uma ideia da situação, Taiwan usou o nome de "Chinese Taipei" para poder participar dos jogos Olímpicos de Londres'12 e houve uma serie de incidentes "diplomáticos" durante as Olimpiadas. Leia aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

 Taipei, que significa "Northen Taiwan", e a capital e maior cidade de Taiwan. Está situada na Bacia de Taipei, cercada por montains. Fundada no início do século 18, Taipei tornou-se um importante centro para o comércio no século 19. Hoje, esta metrópole moderna é o lar de um dos maiores "skyscrapers" do mundo, inumeráveis ​​templos ornamentados e maior a coleção do mundo de arte chinesa.

 Taiwan está localizada em uma zona de clima subtropical, cercado por oceanos. Taipei goza de um clima quente ainda úmido durante todo o ano. Os invernos são ligeiramente mais frios, os verões tendem a ser mais quentes e com chuvas mais pesadas (como as da semana em que estive la. Oh My!).

 Taiwan tem uma das maiores resevas cambiais e um dos mais altos padrões de vida. Alta tecnlogia e seus componentes sao o mais importante setor industrial. Fábricas de têxteis e de vestuário compreendem uma parte importante da economia de Taipei. Máquinas e equipamentos elétricos, produtos eletrônicos e componentes, materiais impressos e equipamentos de precisão são outras indústrias importantes. Comércio, transportes e setor bancário, tornaram-se também cada vez mais importantes.

 Breezing em Taipei é ... bem, uma brisa! A cidade é organizada, limpa, segura, na verdade, super segura. O metro é excelente; táxis abundantes, acessíveis e confiáveis (tem um sistema de rastreito, ou seja, nao tem a tradicional voltinha de turista!!); rede de ônibus bem conectada; barco e seus próprios pés. Ok, o transito e bem carreado, mas não chega a ser insuportavelmente intransitável. As pessoas sao super simpáticas e extremamente acolhedoras, alem de super proud de seu pais e nao por acaso, de sua cozinha, deliciosa.

 Porque Inglês é amplamente falado e os taiwaneses são amigáveis​​, você pode facilmente pedir ou aclarar direções como necessário. Você também vai ver a maioria dos sinais para os pontos turísticos e no transporte público em Inglês. No entanto, é recomendado que você tenha as traduções para mandarim dos lugares que você vai visitar!!! Isto é especialmente verdade em partes mais antigas de Taipei, cheias de caráter local e sabor, e também de ruelas que podem exigir um mapa para orientação. Ok, se perder faz parte do pacote, mas você nunca sabe o que vai encontrar!!!

 Atenção: Taiwan nao e a China!!! Apesar da China e das ONU dizerem o contrario. Ah, sim, a China e membro do Conselho de Segurança da ONU!

3 coisas mandatorias a fazer em Taipei:

- National Palace Museum: Vasta coleção de arte e cultura chinesa, na verdade, a maior coleção de todas! Pois e, nem Beijing, nem Shangai, mas Taipei, tem a mais completa coleção de arte chinesa. Os seguidores de Chiang trouxeram as obras de arte da China em 1947, quando foram se refugiar em Taiwan.

- 101 Tower & Mall: Taipei 101 é um arranha-céu localizado no centro economico e cultural da cidade. Foi o predio mais alto do mundo de 2004 até a abertura do Burj Khalifa, em Dubai em 2010. É composto por 101 andares acima do chão e 5 abaixo, daí o nome. Construída para se assemelhar a uma haste de bambu com cordas amarradas em torno dos graciosos nós de bambu, a arquitetara do edifício e símbolo da evolução da tecnologia e da tradição asiática. Um shopping multi-nível adjacente à torre, tem centenas de lojas de moda, restaurantes e clubes. A Taipei 101 também tem um Observatório Interior (89 º andar) e uma Obesrvatorio Exterior (91 º andar) e ambos oferecem magnificas vistas de 360 graus da cidade e atraem visitantes de todo o mundo. Alem doas observatórios e vistas incríveis e torre tem ótimos restaurantes (lista aqui). Fomos ao restaurante Ding Xiang 101, no 86 andar, de Taiwanese Cuisine, a feast of Taiwanese flavors. Vale provar o abalone.

- Night markets (lista aqui): Taipei e a meca dos Night Markets. Fui ao Shilin Night Market, que achei uma verdadeira "Tourist trap"!!!! Street food que nao me agradou e artigos baratos. Mas se voce quiser provar carne de cobra ou fazer uma foot massagem por 25% do preco que se paga no hotel ou no salao, va em frente.

Felizmente, uma loja de cha, EXCELENTE, que fica na região salvou a noite! E comprei o melhor cha de jasmim que ja provei na vida.

Mas me disseram que o Ningxia Night Merket e melhor, bem melhor. Nao fui.

Minhas adições a lista: 


- Long Shan Temple: E um templo Tao, muito diferente dos templos budistas que havia visitado. A arquitetura e riquissima e e um ambiente muito real, com pessoas agradecendo, pedindo bênçãos e "lendo" a sorte. Os chineses e taiwaneses sao extremante supersticiosos!!! Queimei incenso e "li" minha sorte, na maneira mais local possível, mas tive ajuda de interpretação, rsrsrs. Isto sem dizer que o templo e lindo, cheio de obras esculpidas em madeira, vitrais, teto todo esculpido e pintado, formado ângulos incríveis com a lua cheia a espreita. Momento magico!!!!


Vi outros templos pela cidade, que pareciam menos movimentos, mais calmos e lindos.

- Prove a Taiwanese Cuisine e sua street food, excelentes. Tive otimos guias, locais. Meus colegas da empresa e a amiga de uma colega de escritorio daqui. Ou seja, sei que fui a otimos lugares, de super boa qualidade e procedencia, mas nao tenho como escrever os nomes dos restaurantes. Os sabores sao deliciosos, deep fried vegetais, carnes, frango, peixes e frutos do mar, hot pot (caldo quente, picante, onde de cozinham vegetais, cogumelos, tofu e finas fatias de carne). Tudo muito saboroso. Quero mais!

- Para provar


Taipei tem sabor de street food, e street food de EXCELENTE qualidade!

Braised duck wing, oyster omelettes, dumplings, beef noodles, pork, goose, spicy hot pot, fried chicken, etc, etc, etc. Leia mais aqui - 40 Taiwanese foods we can't live without.

Eu provei quase tudo e tudo era muito, muito, muito bom! E elegi a fried chicken (taiwanese popcorn chicken) como a minha favorita!!!! Junto com o bubble tea (adoro tapioca). Ah, e a sweet potato tambem e deliciosa, assada, frita, cozida, em chips. Hhhhhhhmmmmm. E o hot pot nao e mau tambem.

Ah, prove o tofu doce, gelado, com amendoim, mas fuja do stinky tofu.

O Din Tai Fung (鼎泰豐) e super famoso para dumplings.

- Prove as frutas, deliciosas: manga, melancia, maracujá, mangostim, goiaba, abacaxi (e eu nao gosto de abacaxi!). Tudo muito suculento e doce.

- Va a todo os restaurantes japoneses que puder!!!! Simplesmente os melhores pratos japoneses que ja provei na vida (nao, ainda na estive no Japao!).

- Visite quantas tea rooms puder e prove os delicious chas de Taiwan (Taiwanese tea). Puro prazer! Oolung, jasmin, compressed tea. O oolong e meu favorite.

- Foot Massage, tradicional chinesa, para aliviar a tensão, relaxar e ativar a circulação. E obviamente dar uma sensação maravilhosa de bem-estar.

- Hot springs: A formacao geologica de Taiwan cria inumeros hot springs.

- Visite o The Grand Hotel, a cabeça do dragão com belíssima vista apreciada por importantes governantes. Lá descobri que o dragão macho, conhecido no mundo todo, tem o dragão fêmea, imponente, elegante! Mas depois que disseram que na verdade e a Phoenix.

- Jade Market. Aberto aos sábados e domingos. Ah, claro. O nome chines da jade e outro!!!!

- Chiang Kai-shek Memorial Hall: O imponente Chiang Kai-Shek Memorial Hall ocupa o lugar de honra nem um parque de 250 mil metros quadrados.Tem salas de exibicao, teatro, cinema, duas galerias de arte, uma biblioteca e um centro audio-visual. Cercado por jardins paisagísticos, lagoa e uma imensa praça aberta. Um oásis de tranquilidade na movimentada Taipei.

- Sun Yat-sen Memorial Hall: Um dos marcos mais duradouros de Taipei, este monumento homenageando o Dr. Sun Yat-sen apresenta uma exposição sobre a sua vida, bem como world-class exposições na Chung Shan Gallery. O parque circundante é também um local de recreação popular para os moradores de Taipei, para corredores e devotos de tai-chi.

 - Caminhe pelas ruas de Taipei. Perca-se. Experiencia unica. E aprecie as luzes, sao tantas que parece estarmos em pleno Natal

- Visite a parte de empresas de tecnología.

- Fazer o pe e a mao. Os salões sao temáticos e ultra tecnológicos. Uma das melhores manicures e pedicures ever.

E se sobrar tempo.... Presidential Building, Yagmingshan National Park, Taipei City Zoo e Muzha Tea Plantation. Nao fui a nenhum deles!

Curiosidades...

- O amor a comida. O taiwaneses reverenciam a comida. 
Baseado em observação, a comida e algo importante e precioso na vida dos "taiwaneses" e pude confirmar minha teoria nas ruas, nos mercados. A boa comida e essencial para aquele povo da "Ilha Formosa".

- Paixão por café da manha. Ha uma seleção imensa de itens de café da manha, principalmente nas lojas especializadas no assunto. Sim, ha lojas especializadas em cafe da manha!

- O amor ao chá. Um ritual elegante a ser celebrado entre amigos.

- A conveniência e praticidade são tudo por os taiwaneses. Talvez por isso Taipei seja povoada por lojas de conveniência (leia aqui). A 7-Eleven esta em todos os lugares, para tudo. Desde pagar contas ate deixar a roupa para a lavanderia.

- O setimo mes do calendario lunar, o calendário chinês, e o "Ghost Month" que por sinal e o mês de agosto pelo calendário ocidental. E quando se abrem as portas do inferno e os "homeless ghosts" veem pedir dinheiro e alimentos. Tem a haver com a tradição budista, julgo eu. Queima-se dinheiro em papel e muito incenso. Eu nunca espirrei tanto na minha vida!!! Serve-se uma mesa para o "ghost" em TODOS os estabelecimentos comerciais e nos templos e ha as "Ghost Parades", que assiste encantada. Tive surtos de espirro no hotel, no escritório da empresa, nos restaurantes, nas ruas.

- E o hotel onde fiquei e conhecido por ser mal assombrado. The haunted Grand Hyatt. Um campo de concentração do exercito japonês durante uma das muitas guerras sangrentas da região. E os entendidos de fantasmas acreditam que este e um lugar super fantasmagorico. Feng Shui experts ditam a disposição do lobby e há painéis enormes de caligrafia chinesa para espantar os fantasmas no hall do hotel. Tudo me foi explicado por uma colega de Hong Kong, que me confessou ter se hospedado no hotel do lado (10 min de caminhada), mais auspicioso! Decisão também tomada pelas colegas de Singapore e das Phillipines. Todas gentilmente vinham checar se estava tudo bem comigo logo pela manha.

- Eles tem uma loja com todos os derivados de manga: fruta, suco, jelly.

- Todos usam lentes de contato cosméticas, que me assustam!

- O gosto por musica clássica, entre os jovens, que dirigem Mercedes poderosos. Achei bizarro!

- Os motéis, com temas (imagine o tema que quiser e provavelmente encontrara), estão se tornando super populares (e se escreve assim mesmo: motel!!)!  Super trend entre os turistas chineses, cansados da mesmisse dos hotéis de rede convencionais. Melhor mesmo foi ver o sofrimento da minha colega de Taiwan para explicar o que e um motel. Hahahaha.

Leia mais aqui

2 comentários:

Aline-NC disse...

Adorei esse guia de Taipei... fiquei com ideias para as próximas férias!

Café & Cia disse...

Fico feliz que gostou! Taiwan e uma experiencia unica. E a China e instigante.