sábado, dezembro 29, 2012

Brasil, mostra a tua cara! # 2


Fiquei chocada com a entrevista da Dilma sobre o GDP (PIB) do Brasil em 2013, depois do FIASCO de 2012!

Medo! Medo porque o crescimento do Brasil (ainda preciso entender qual e o alerdeado crescimento, porque o PIB mostra um pais estagnado), como ja disse aqui, e no meu ponto de vista, altamente nao sustentável! E os principais motivos sao a FORTE estimulação do endividamento pessoal gracas "a oferta doméstica de crédito" (como ja disse no Brasil, Mostra tua Cara de Jan'12) e o ZERO investimento (ou interesse mesmo!) em desenvolver uma industria nacional. Ou seja, o OPOSTO do que a China esta fazendo. E mesmo a India, que esta desenvolvendo uma forte industria de serviços.

O Brasil e uma potência agropecuária e mineradora. Mas, isto nao e suficiente para transforma-lo em uma potência mundial!!!

Como, entao, transforma-lo em um polo inovador?! Como desenvolver a industria nacional?!  Em outras palavras, como criar varias EMBRAER e como expandir isto alem de fazer aviões?! 

Porque assim o fizeram o Japao e a Korea (medo do super merchant da Kia, coreanissima, nas novelas da noite na Globo).

Educação!!!! A educação publica deve ser reformada imediatamente. O preparo e salario dos professores e essencial! E e mandatário incentivar a ciência!

E e preciso investir na formação dos profissionais que ja estao no mercado ou se encaminhando pra ele.

Outra coisa que me assustou!!! Achei que iriam usar a Copa'14 para dar uma melhorada basica na precarissima infraestrutura do pais (aeroportos, estradas, transporte publico, metro nas grandes cidades, ausencia de trens), MAS (big MAS!), nao tem nada disso acontecendo!

Eu me lembro de em 2006/2007/2008 derreter no Tom Jobim enquanto esperava meu avião de volta pra SP e as imensas horas de atraso! Estamos em 2012 e aparentemente nada mudou! Também me lembro de chegar a Brasilia as 3 am, para uma reunião as 9 am, depois de horas de  transtornos sem fim nos aeroportos de Sao Paulo (sim, aeroportos, do tipo, voo que deveria sair de Congonhas acabar saindo de Campinas!!!).

Pois bem!

Nenhum comentário: