domingo, janeiro 20, 2013

Edgar Degas @ Fondation Beyeler - Riehen / Basel






Fui a Fondation Beyeler ver a exibição do Degas, artista versátil, que pintou, desenhou e esculpiu. Fui com minha vizinha e amiga mexicana que entende muito de arte. A exibição por si e linda, obras do "The Late Work" de Degas, a fase das bailarinas, pintadas e esculpidas.  

A selecao de pinturas "de bailarinas" e grande e tem também varias esculturas, drawings e algumas obras de outras fases dele, permitindo perceber o desenvolvimento, a aprimoracao de seu trabalho com o tempo. E também como as cores e os traços foram ficando mais fortes, os rostos menos nítidos, conforme foi perdendo a visão. Eu adoro a obra do Degas, simplesmente adoro suas bailarinas. E esta "visita guiada" me ajudou muito a perceber coisas que meu olho nao esta treinado para perceber. 

Uma vez alguem me disse que o Degas comecou a pintar as bailarinas porque se apaixonou por uma bailarina e ia ve-la ensaiar. Achei a estoria bonita e so posso dizer que seu trabalho de "bailarinas" e excelente e que o que fez antes disso parece "mediocre", quando comparado com sua ultima fase. Sera o poder do amor? Sera o amor a grande fonte de inspiracao? De transformacao?

A escultura The Fourteen Year Old Dancer nao estava, mas ja a vi. Mas veio a Le Tub.

Acabo o dia com a sensacao de que aprendi algo novo, ontem em um curso que fiz e hoje. Que jamais acabemos um dia sem ter aprendido algo novo! Essencial!

Nenhum comentário: