domingo, fevereiro 24, 2013

Dicas: Como organizar uma viagem


Nesse mundo globalizado, com coisas acontecendo aqui e acolá, a gente tem que estar sempre preparada para pegar a mala e entrar no avião. Entao, seguem algumas dicas (de uma virginiana, rsrs) para ajudar no planejamento e na organização. 
  • Passaporte: tem que estar atualizado, sempre!
  • Visto: cada pais tem sua regra, entao tem que checar e se programar com antecedência, porque ha países chatinhos e demorados, onde o visto pode demorar mais de 1 mês! Eu preciso de visto para um numero minino de países (Turquia, Russia e alguns paises da Asia e do Middle East), mas sempre dou uma olhada antes, especialmente no caso da Asia, para evitar surpresas. Dicas de visto pra Asia aqui.
  • Ticket/Passagem: Sempre busco e compro diretamente no site das companhias aéreas: Swiss, Lufthansa, British Airways, KLM, Thai, e afins.
    • Eu nao sou fa das "low cost", como EasyJet, Ryanair e afins. Not my cup of tea! Eu explico. La tudo se paga a parte e dependendo do teu perfil, acaba sendo o mesmo preco das "all inclusive".
    • A regra para conseguir bons preços e comprar a passagem com antecedência.
    • A proposito, eu sou fa de trems e opto por um sempre que possível. 
  • Hotel: Indo a lazer, os sites que uso pra procurar hotel sao o Booking.com, o Splendia e o Tablet. Vale dar uma boa procurada em todos, antes de se decidir pelo hotel!!
    • Eu NAO gosto do Tripadvisor, acho turistico ate a medula e nem me preocupo com a opinião deles! Ja perceberam que qualquer um pode comentar la, certo?!
  • A mala: Sempre viajei com mala mega gigante, maaaas, tenho aprendido a compacta-la, a customiza-la para o lugar onde vou. Porque na verdade, nunca usei 25% do que levava na mala e depois carregar mala, especialmente na Europa (trem, metro e afins e suas escadas-nao-rolantes!), e uma coisa que NINGUÉM merece! Dicas de mala pra lugar frio, aqui.
    • Eu SEMPRE levo uma bolsa vazia, alem da minha mala normal, onde cabem mais ou menos 20 kg, para trazer o que compro na viagem, se necessario. 
  • O fuso horario e o jet leg: Nao importa se estamos indo 7 h a leste ou 5 h a oeste. Temos que estar lindas e frescas de manha, para o que a agenda propuser! Como? Comendo direito. Mantendo os horarios das refeicoes de acordo com o fuso local. Bebendo muuuuuuita agua. Dormindo direito. Mas como? Eu descobri a melatonina. Santa melatonina, para um sono tranquilo, independente do fuso horario. Compro nos US. E daquelas coisas que faço stock.
  • Dinheiro e Cartao de Credito: Eu nao gosto muito de andar com dinheiro. Acho melhor levar um pouquinho de dolar ou Euro (conforme o pais), mas depois uso o cartao de credito para sacar dinheiro em moeda local. Acho pratico!
  • Celular e roaming: Evite o roaming! Veja o post aqui. 
  • Dicas do que fazer no lugar visitado: Sempre busco dicas de locais. Amigos que moram ou ja moraram no lugar que vou, meus colegas de trabalho naquele lugar, amigos de amigos, etc. Eu confio nos locais!
  • Guias:
    • Gosto do Lonely Planet, mas acho que ele sozinho nao e suficiente. Vale combinar com o Wallpaper, que e mais glamuroso.
    • Dependendo do lugar, acho que vale contratar um guia local, para um serviço personalizado.
  • Costumes locais: Para nao cometer nenhum tipo de gafe e preciso conhecer a etiqueta local. Por favor! E SEM preconceitos, pelo amor!
    • Por exemplo: A Asia nao e uma cultura de toques.
    • Troca de cartões na Asia: Quem esta visitando e quem primeiro entrega o cartao. A entrega e o recebimento, SEMPRE, com as duas maos!!!!
    • A comida. Cada um com a sua. Mas tem que provar e respeitar os costumes locais, sejam eles de comer com a mao, de sorver a sopa e os noodles, de comer sangue e miúdos de animais. 
    • Tem coisas que nao da mesmo. Eu sei! Entao diga que e vegetariano. Costuma funcionar!
  • Para se entreter: Nada melhor pra passar o tempo no aviao, nas longas esperas nos aeroportos, etc do que livros, revistas e um iPhone bem alimentando de playlists.
  • Connector: As tomadas! Ai as tomadas! Cada pais com a sua. Invista em um bom conector, daqueles multiplos com "1000" tipos de tomadas, mas COMPACTO. Tenho um ha anos que nunca me deixa na mao. 

Nenhum comentário: