quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Sabor do Brasil, o livro


O livro Sabor do Brasil (editora Sextante)  da jornalista Alice Granato e do fotografo Sergio Pagano descreve o Brasil através de seus sabores, de norte a sul.

“A culinária se distingue da gastronomia pelos seus diferentes territórios. Enquanto a primeira trata das receitas e da arte de cozinhar, a outra se ocupa do conhecimento teórico e prático desse universo, vale dizer, do envolvimento cultural e do prazer de comer. Deliciosamente intitulado Sabor do Brasil, este livro pertence à segunda categoria. Muito bem escrito por Alice Granato e com fotografias extraordinárias de Sergio Pagano - tem edição primorosa. No Brasil, poucas obras gastronômicas já reuniram tantas qualidades.
É um livro fundamentado em reportagens sobre o interior do país, algo raro entre nós. Para produzi-lo, os autores levantaram a vocação natural de cidades e regiões, seus produtos genuínos e influências, visitaram mercados e feiras, observaram os modos de consumo, suas gentes e os artistas que retrataram esses locais, ouviram e fotografaram pessoas.
Em Manaus, o chef francês Jérôme Louis Dardillac ensinou a fazer um Carrê de Tambaqui com Crosta de Castanha-do-pará; Beth Beltrão, do Virada’s do Largo, de Tiradentes, mostrou como preparar um legítimo Tutu à Mineira; Dadá, festejada chef da Bahia, filha de Oxum, falou das comidas que agradam cada orixá; e assim por diante.
Sabor do Brasil desvenda o riquíssimo universo da nossa cozinha regional sob um ponto de vista contemporâneo, com receitas à base de ingredientes locais, porém trabalhadas de maneira atualizada. Isso acentua a sua condição documental e a certeza de que será uma obra de referência para quem quiser conhecer melhor a nossa cultura gastronômica e, ao mesmo tempo, realizar uma viagem gostosa pelo Brasil afora.”

Nenhum comentário: