domingo, agosto 31, 2014

Dicas de Lisboa: Restaurantes



  • Can the Can, where Canned Food goes gourmet @ Terreiro do Paco. Portugal tem grande tradicao conserveira e essa ideia tem tudo a ver. Comi la um excelente sandwich de atum: Pão de miga, Maionese de ervas, Alface (imaginei rúcula), lascas de laranjas, poucas, Atum, Azeite. Delicia! alem da vista linda. Essa e a descricao da primeira vez que comi la. Quando voltei, tharam, o sanduiche tinha rucula. Ha! Volto la sempre que vou a Lisboa, varias vezes, inclusive. Pelo delicioso sanduiche, pela vista linda, pelo ambiente, pela musica. E la descobri a muxama de atum.
  • Casa do Alentejo (Rua de Sto Antão, 58 Baixa ) - A casa do alentejo ocupa um palácio em estilo mourisco. Ao entrar, não se sabe bem se estamos em Portugal ou no Morrocos. É um palácio, belo. Onde se serve ótima cozinha regional alentejana. Queijos, enchidos, azeitonas, pão saloio e ótimo vinho alentejano, entre outras muitas coisas. Mas optamos por "tapas". Boa comida e ótima conversa. What else? 
  • Esperança (Rua do Norte, 95). Cozinha italiana. Fui lá por engano e porque estava com muita fome e frio. O carpaccio de atum deles é excelente. O risotto de limãoo e camarãoo é, hhhmmm, bom, bom. E o vinho, ah o vinho!! Esse é otimo!! Branco, Bairrada. 
  • Lisboa à Noite (Rua das Gáveas, 69). Delirei na minha primeira visita em 2009, mas nao achei o maximo agora em Jun'13. 
  • Pap´Açorda (Rua da Atalaia, 57-59). Segundo meu livro de Restaurantes de Portugal, este era um lugar absolutamente imperdível. NÃO concordo!!! O restaurante é fancy, mas não absolutamente imperdível. Skip! Skip! Talvez esteja exagerando, porque a comida é quase muito boa e o garçom que me atedeu tbém foi super simpático, mas os outros não me pareciam tanto. Lugar estranho!! Nada autêntico. Talvez o conjunto não tenha me impressionadao, não sei bem. Mas deve-se dizer que o lugar é absolutamente muito bem frequentado!!! Oh, sim, sim! Vamos ao cardápio: Salada de Polvo e arroz de tamboril, com vinho branco da Bairrada. O mousse de chocolate parecia ótimo, mas achei melhor não, sabe?! 
  • Solar do Vinho do Porto (Rua de São Pedro de Alcântara, 45) - Localiza-se no Palácio do Ludovice. No seu bar, acolhedor e distinto, os visitantes podem provar (e comprar) Vinho do Porto nos seus diferentes tipos: rubi, branco, tawny velho, vintage... por copo. Um lugar para ser feliz. Fui ao de Lisboa, mas não fui ao do Porto. Shame on me!!!!!!!! 
  • Sul (Rua do Norte, 13) - Sim, o lugar se chama Sul e fica na Rua do Norte. Restaurante e bar do vino, como se auto define. Famoso por seus bifes na pedra. Mas eu fui de: Sopa gelada de melão com menta, filé (argentino) grelhado com molho de chimichuri e a melhor batata gratinada do planeta. 
  • Galeto (Av da República, 14 A) - Um dos ícones da cidade de Lisboa é o Galeto. Deu fome, depois da meia noite? Vá lá. Uma vez em 2009, cheguei do Porto faminta e, digamos, precisando de glicose, com urgência. Precisei passar a noite no Ibis, ao invés do EuroStars das Letras onde passei as demais noites. O bar do hotel já estava fechado e eu precisava comer. Fui procurar um lugar perto do hotel, mas já estava tudo fechado. Era quase 1 da manha. Aí, alguém me recomendou o Galeto. Sopinha quentinha. Um sandwich de bife e ovo. Tudo o que eu precisava!!! E o lugar estava lotado. Ah, e não importa o que você queira porque provavelmente encontrará lá. 
  • Cervejaria Trindade sempre vale uma visita, para bebericar um vinho. 
  • Restaurante Assinatura (Rua do Vale de Pereiro, 19) 
  • Restaurante Pharmacia @ Rua Marechal Saldanha, 1
  • La brasserie de l’entrecôte (Rua do Alecrim, 117) 
  • Tasquinha D'Adelaide (Rua do Patrocínio, 72, Campo de Ourique). Fechou! 
  • Restaurante italiano, porque certa vez precisei achar um bom italiano… ja que minha companhia de jantar era ovo-lacto-vegetarariano e so come em restaurante italiano (rapadura e doce, mas nao e mole nao!).
  • Nao fui... 

Nenhum comentário: