domingo, julho 19, 2015

Cidadania, um olhar sobre o mundo

Texto de 2011, mas tao atual que vale posta-lo de novo.

Estamos mergulhados em uma profunda, escandalosa e inaceitavel crise ética e moral onde o individual tenta superar o coletivo da maneira perversa. E o tudo por tudo! Tudo se justifica em nome do lucro, de algumas cifras a mais na conta bancaria, de um naco de informacao, de um pouquinho de poder.

Pessoas que idolatram aparencias; governos hipócritas e irresponsáveis com os recursos públicos quer seja para financiar guerras mirabolantes ou para garantir uma vitoria nas eleições seguintes; mercados corrompidos; empresas que se escondem diante de um discurso moralista. Consumo desmedido, de tudo e de todos. Ate Deus virou um bem de consumo! E e praticamente uma comodity pelo numero de "igrejas" que se multiplicam em geracao quase que espontanea.

Ha que refletir. Etica e que nem buraco. Nao ha meio buraco e nem meia etica. Se e etico ou nao se e. Nao ha zona cinza para este tema. E preto ou branco. Sem excecoes!!!

Não! Não posso mudar isso, mas posso fazer a minha parte. Sempre posso fazer a minha parte, porque esta e sempre a parte da historia que me compete.

Posso racionalizar meu consumo! Comprar o que necessito, nas quantidades que necessito e não mais que isso. Posso usar escadas ao invés de elevador. Posso usar transporte publico ao invés de carro. Posso adotar a posição mais coerente e de bom senso possível diante das situações que a vida me apresenta. Posso reciclar meu lixo. Posso usar uma cesta ou sacola reusavel quando vou as compras. Posso dar bons exemplos as crianças e adolescentes. Posso incentivar o pensamento critico dos que me rodeiam. Posso colaborar com a educação de crianças carenciadas. Posso sorrir. Posso dar meu melhor naquilo que faço sem me preocupar exclusivamente com meu salario no final do mês, mas em como o que faco impactara a vida de alguém. Posso doar os livros e as revistas que já li. Posso valorizar os produtos do
meu pais, da minha região. Posso usar lâmpadas económicas. Posso não jogar lixos nas ruas e se preciso for apanhar o lixo que vejo jogado. Posso não discriminar aqueles que tem opções sexuais, religiosas, etc diferentes das minhas. Ou que tem a cor da pela diferente da minha, ou que vem de um pais diferente do meu. Posso me expressar contra aquilo que nao julgo coerente. Posso desenvolver a minha coerencia. Posso me reciclar, me instruir, buscar conhecimento e dividi-lo.

E você? Como exerce sua cidadania?

XX

Nenhum comentário: