Hj o dia começou engraçado. Encontrei no tram uma suiça que conheci no meu primeiro dia. Ela, super simpática, lembrava meu nome. Óbvio que eu não lembrava o dela... (vergonha!! mas não sou muito boa nisso!). Perguntou como tudo estava indo e me contou um pouquinho como são os suíços. Adorei a aula matinal de “cultura suíça”. Aiai! Todos estão tão felizes por aqui esta semana... Qdo é mesmo o próximo torneio de tennis?!?!?!?!
E o pessoal do meu departamento está plenamente envolvido em entender a cultura asiática. Começa pelo fato de nossos almoços se alternarem entre os restaurantes japones, chines e thai. A idéia é tentar fazer uma imersão na cultura asiática. Me disseram (não quero escrever “Disseram-me”...) que é preciso nos acostumarmos com os sabores do oriente. Vamos lá!
Mas, hj tivemos visitas. Uma pessoa de Dubai estava aqui (ela mora em Dubai, mas é indiana). Assim, nossa rotina de almoço foi um pouquinho diferente. Na verdade, foi um almoço bem internacional, pq hj (quase) todos acabaram almoçando juntos. E foi muito interessante ver ao redor da mesma mesa o sarcasmo dos franceses, o humor sutil dos suíços e sua sutil timidez, a formalidade dos alemães, a espontaniedade dos latinos, a simpatia da israelita, o ainda-não-sei-bem-o-que-do-povo-do-oriente-médio (eles querem falar! se mostrar para o mundo!), a presença de espírito da koreana, a vivacidade da chinesa que cresceu no Canadá e agora vive aqui, a timidez da chinesa que sempre viveu na China e agora vive aqui. Isto sem contar os 2 muçulmanos que estão em Ramadan e não participaram do almoço. A nossa visita tbém deveria estar, mas descobrimos que eles estão liberados do jejum qdo estão em viagem (não resistimos e perguntamos a ela...).
Ela nos deu uma aula de Dubai. Segundo ela viver lá é um tantinho difícil... é um lugar turístico e ponto. “Se constroem torres para os turistas...”. Pela descrição dela o trânsito lá é mega caótico, as mulheres tem 45 dias de licença maternidade (ela tem um bebê de 3 meses e está “fuerte y firme”, trabalhando e viajando!). Perguntamos a ela quais carros mais se viam na rua... na verdade as francesas perguntaram... e antes dela responder, todos disseram, em uníssono, MERCEDES!! –Ah, o que mais se vê são Toyotas e Hondas, mas tbém tem bastante Mercedes, BMWs, etc. Todos tiveram um ataque de risos... ... e uma das francesas perguntou em tom mais que irônico: - Mas nem um Citroen, um Pegeout?
Bem, depois deste almoço, só tenho uma coisa a dizer: O oriente vai dominar o mundo, very, very soon. Acreditem!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário