sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Doces memorias do meu Parana


Vi uma foto de uma araucária e uma pequena descrição do Parana no Cloud Dome do Gardens by the Bay em Singapore e tive uma crise de choro ali mesmo. Chorei que nem criança!

As araucarias (e a gralha azul) sao o simbolo do Parana. Nao tem nada mais bonito que passear nas manhas geladas e ver os bosques de araucarias e as casinhas de madeira com fumaca saindo da chaminé, do fogao a lenha.

Saudades dos dias gelados do centro do Parana (onde cresci) e de suas manhas de nevoeiro. Saudade da sua mistura de gentes, alemães, italianos, japoneses, poloneses, ucranianos, arabes e alguns poucos portugueses (minha familia e seus amigos). De sua mistura de sabores.

Morei la 15 anos. Cresci em uma cidade minúscula no interior. Estudava em outra, e me lembro de pegar um ônibus todas as manhas para ir para o colegio. Lembro dos meus professores japoneses e das aulas de química, matemática, física e afins (a propósito, gabaritei em todas as provas de química, Português e Historia no vestibular!). Meus tios moram no oeste do estado e alguns amigos no norte. E morei em Curitiba na epoca da faculdade. Ou seja, conheço bem o Parana.

A cidade onde cresci e pequena em tamanho, mas super diversa. Os vizinhos eram filhos e/ou netos de gente vinda da Itália, da Alemanha, da Ukraine, da Polônia. E a cidade tinha forte influencia gaúcha, com direito a rodas de chimarrão no final do dia.

Nas festas - Páscoa, Natal e afins - tínhamos todos os sabores representados: cuca; polenta; strudel; chimia; pierogi; pao de cara; borsht. E as famílias se presenteavam com suas delicias homemade. Minha avo foi uma grande cozinheira em Portugal na sua época e também encantou essa pequena cidade com suas delicias - filhoses, bolos rei e ovos nevados. Não bastasse, minha tia favorita (ok, ela foi casada com meu tio favorito, que ok, era na verdade tio da minha mãe, ou seja, teoricamente, ela nao e minha tia, mas sempre sera minha tia favorita!) e alemã e em sua casa sempre abundaram delicias alemães e portuguesas!

Eu adorava nossos vizinhos. Adorava a cuca e chimia deliciosas da vizinha alema; a polenta da vizinha italiana e as uvas deliciosas vindas de uma vinha no norte do Parana; o curau maravilhoso da outra vizinha; adoro os doces da amiga em Entre Rios (Guarapuava); e as delicias arabes descobertas com a amiga libanesa em Curitiba na epoca da faculdade. E a amizade e dedicação da amiga japonesa do começo ao fim da faculdade.

Essa sou eu e este e um pouquinho do meu Parana! E estou homesick como facilmente se pode perceber!
Imagens via Google Images.

Nenhum comentário: