domingo, agosto 18, 2013

Verão 2013, dolce far niente @ Liguria e Emilia Romana


Eu ia pro Brasil, mas vi que estava um frio de lascar. Nevou em Guarapuava! Pouquinho, mas negou, pra alegria da sobrinha amoreco que delirou, conforme relatos babados de uma avó babada! Isto dito, fui rumo ao sol, o sol do sul da Europa. O sol da Italia. O destino escolhido foi a Liguria, de lindas praias de água transparente. Fui pra Santa Margarita Ligure na região de Portofino. E fui feliz, muuuuuito feliz. 

Depois segui pra Modena na regiao de  Emilia Romana. E Milao, para um sessao de compras e beauty.

Santa Margherita Ligure:

Mama, que caldo! Tropo caldo! 35 - 40 C. Acqua, acqua! 

Como ir:


Meu transporte favorito na Europa é o trem. Fiz Basel: Zurich: Milano: Santa Marguerita Ligure (via Gênova). Perdi a conexão em Zurich porque o trem atrasou e tive que esperar 2 h. E o motor do trem (italiano) pifou em Gênova. Ou seja, foi uma viagem longa e super cansativa, mas tudo bem! 

Hospedagem:


Fiquei 4 noites no Imperiale Palace Hotel que é lindo e tem vistas lindas! Serviço ótimo, tranquilo. Suuuuper confortável e com aquela decoração italiana estilosa de outra época, glamurosa e distante que confesso gostar. Café da manha excelente, em um terraço com vistas lindas e com direito a um garçom chinês que cantava pra mim todas as manhas.  Maaaas tem uns hospedes posh demais pra mim. Um mix de old rich style (a senhora de 70 anos tomando cafe da manha com uma calca de cetim de festa e uns italianos de cabelo a lá Berlusconni que de cara reprovavam meus looks boho de havaianas no pé. Who cares?!) e novos ricos russos, barulhentos e ostensivos. Eu tinha visto um comentário no Booking.com que dizia que o hotel tinha hospedes estranhos. Em locu, entendi rapidinho do que se tratava. Mas o hotel e simplesmente ótimo. E o breakfast excelente! Decidi ficar mais um dia, mas estava lotado e fui parar no Hotel Continentale. Praticamente na frente, ou seja, com as mesmíssimas vistas de tirar o fôlego mas mais baratinho. 

Portofino também tem ótimos hotéis. O deslumbrante Splendido parece ser esplendido e o Slplendido mare também parece beeeem simpático. Mas é bem caro e eu prefiro usar meu dinheirinho de outra maneira. 

O que fazer:


Esta é uma terra de prazeres em abundância. Sol, mar,  vento, frutas ótimas, excelente comida e ótimo vinho. Uma piscina relaxante ou uma praia de águas transparentes, um bom livro, alguma coisa beeeeem gelada. Acqua, acqua! Chill out time. 


Alugar um barco para explorar as praias escondidas é altamente recomendavel! 

Comer:


Eu detesto restaurante de turista e farejo um de longe, bem de longe. Mas fica difícil estando-se numa praia!!! Então vamos as opções menos turísticas! 

Comidinhas:

Pestarino (polleria, salumeria, pasta fresca) @ Via Palestro, 20. Massas deliciosas to take away ou servidas ali. Queijos, atum e Parma deliciosos para um picnic.

Pastificio Anche la Domenica le especialita nova dama @ via Palestro 34. Compre suas gostosuras (doces diversos) e vá pra um café simpático, de preferencia com um ótimo espresso e ar condicionado na ultima potencia, como o SottoZero. Eu sou gulosa então comprava pedacinhos bem pequenos de diversas opções porque assim pude provar quase tudo. 

Praticamente na frente tem uma banca de frutas otima. Pessegos, cerejas e framboesas, minhas frutas preferidas desde sempre e por sorte, as frutas da estação. 

Restaurantes:

Ristorante Oca Bianca @ 25 Aprile, 21. O ravioli de ragu de agnus e pinhole é excelente! E os vinhos muito, muito bons. Na verdade tudo la é muito bom. Topei com ele na rua e tive certeza que era bom. Não errei!  Meu favorito em Santa Margherita. E e tao bom quando de tratam como cliente VIP. Adorei!!!! Fui varias noites.

Ristorante Antônio @ Piazza San Bernardo 6. Aparentemente o forte deles é peixe, mas o meu tambem! Mas gostei da pasta,  panzote, recheada com verdura, ervas e queijo e servida com molho de nozes. Bem tipica da Liguria e bem, bem boa. Pedi também o mix de frutos do mar grelhados, mas não me encantei. 

Gelato @ Gelateria e chocolateria Gepi

Portofino:


É um paraiso. Assusta ao chegar pelas horda de turistas e as inumeras lojas de grife (Pucci, Gucci, Salvatore Ferragano, Rolex, etc, etc) mas com uma busca detalhada se encontra um lindo paraiso na baia escondida, pontilhada de casas de cor ocre.

O que fazer:


Tal como nas Cinque Terre,  as trilhas (morro acima!!!) sao  LINDAS! Suba ate a igreja de San Giorgio, passe pelo castelo de vistas MARAVILHOSAS e vá até o farol. Sao cerca de 4 km de caminhada e lindíssimas vistas. Pede sapatinhos comfortaveis e muita, muita agua! Eu me empoleguei com as vistas de tirar o folego e descuidei da agua. Resultado,  enxaqueca brava!

Tem outra trilha mais longa que vai até San Fruttuoso, um monasterio de muuuuitos seculos atras no meio de pinheiros e oliveiras. A explorar! 

Ha muitas prainhas na baia onde se esta muitissimo bem!!!!!

E alugar um barco para explorar as praias escondidas é altamente recomendavel! 

Chill out:


O  Café excelsior é otimo para tardes preguicosas que podem ser repartidas com bares otimos no lado oposto da baia, quase dentro da agua. So nao me perguntem os nomes por motivos obvios!!!!

Restaurante:


Chuflay @ Via Roma 2, para comer al fresco de frente pra linda baia.
A salada de frutos do mar e deliciosa. Pedi sem black e white mussels que eu DETESTO e veio divina. O tartareli de frutti de mare tambem e ótimo. 

Ha alguns Passos esta a Gelateria San Giorgio, para a sobremesa.

Rapallo:


Foi super recomendado, mas fica pra próxima.



Nenhum comentário: