domingo, setembro 01, 2013

5 years and counting!

Learning to fly...


Oh Lord. Oh Lord Ganesh. Nao podia imaginar ha 5 anos atras tudo o que aconteceria. Muitas, muitas coisas mesmo aconteceram nestes últimos 5 anos.

O que me trouxe aqui? Eu queria conhecer o mundo. Isto esta nos meu DNA, nean?! 

Bem, também! Foi isso sim, com certeza. Mas foi algo mais. E um motivo errado, bem errado! E fui por um caminho errado, bem errado!

Mas eu encontrei anjos. Anjos de verdade! Que me deram a mao! Serei eternamente grata a eles. Meus anjos da guarda! Obrigada! Eles apareceram na minha vida nos últimos 2 anos. Um a um. Vieram de lugares muito diferentes. Mas estao aqui e fizeram sua parte. De novo, muito obrigada, por TUDO! E sim, quando o aluno esta pronto o mestre aparece. E tudo isto nesta Suica que cheguei a odiar e agora confesso amar. 

Ufa!!!!!!!

Vamos ao que interessa.

Exatamente 5 anos se passaram.

Trabalhar com um pais e legal, mas trabalhar com varios ao mesmo tempo, nos 5 continentes, com environments completamente diferentes entre si e da minha cultura e uma great, great experience.

Cada pais e unico!!! Cada pais tem sua cultura, economia, etc. E preciso entender cada um  deles!!!!  E preciso ser local!!! Global, mas local!  Entender as expectativas e "stay ahead of that"!

Mas acima de tudo, estes 5 anos foram um grande processo de autoconhecimento.

Aprendi a rever periodicamente onde estou e onde quero chegar. E preciso entender o que preciso para chegar onde quero e me concentrar nisso. Também aprendi a entender o meu processo criativo, a maneira de "drive myself",  como me manter competitiva. E preciso inovar o tempo todo, manter a vivacidade. E preciso entender o futuro, para poder molda-lo. E e preciso entender quem sao nossos amigos e nossos oponentes, alem de mapear TODOS os stakholers.

A pesquisa (e a socialização) precisam de dedicação. 80% de nosso tempo tem que ser dedicada a pesquisa. A entender o ambiente, os competidores, as emerging trends, globalmente. Isto e essencial para o nosso processo criativo, independente do que façamos!! Alem disso a execução tem que ser PERFEITA! Errar também e importante. Dar-nos a possibilidade de errar e super importante.

Aprendi a importancia do equilibrio. Aprendi a nao apostar todas as minhas fichas no trabalho. Eu nao tinha tempo pra mim. Nao tirava ferias. Mas aprendi a dedicar tempo pra mim, e para aqueles que amo, aprendi a tirar ferias.

Um mentor (ou varios!!) também é essencial! E tive a sorte de conhecer pessoas (algumas virtualmente) que me ensinaram muito, muito mesmo. Que me deram ótimos insights.

Mas assim, trabalhar no Brasil e muito diferente de trabalhar aqui. Muito mesmo! 

What's next for me?!

Sao tantas as oportunidades! So nao se pode ser covarde!!! E preciso sempre deixar nossa "confort zone". Mas que "confort zone"?! Acho que o desconforto, total, tem sido a constante destes anos.

Sim, isto sao pensamentos soltos...

Resumindo tudo, "Keep Innovating" e Apaixone-se!


Image: My own @ Central Market, Kuala Lumpur/Malaysia (Aug'13). 

Nenhum comentário: