domingo, janeiro 12, 2014

Brasil, obra em progresso


Foi ótimo ter ido ao Brasil. São Paulo e interior do Paraná. Duas realidades tão diferentes. Dois mundos a parte ainda que em um mesmo pais.

São Paulo me surpreendeu, negativamente. Logo a chegada (e também a saída ), aquela obra no aeroporto de Guarulhos, com propósito, mas completamente desbaratada e claramente impossivel de ser concluida antes da copa (?!?!) chama a atenção. 


As ruas muito sujas, mais sujas do que nunca e com uma quantidade imensa de mendigos foram chocantes. E o trafego, desesperador!

Mais do mesmo em todos os lugares. Dos restaurantes as lojas dos mais diversos produtos. E produtos perdendo qualidade. Marcas antes excelentes, agora simplesmente medíocres. E preços absurdos. Dos restaurantes aos serviços, passando pelos bens de consumo. 

O Paraná também me surpreeendeu, negativamente. Pareceu-me parado no tempo. Tudo igual, ha décadas  Mas o quintal do mundo é por lá. Campos sem fim de soja, feijão, milho e em menos quantidade, pasto para gado. Tudo o que prosperou por lá está ligado  a agricultura e a construção civil. E ponto. 


Difícil mesmo e tirar de la o que e produzido! E aquelas estradas (que ja levaram tanta gente da minha família alem de amigos queridos em acidentes medonhos) me metem medo, muito medo!

Na verdade, me parece que tudo o que prosperou nos últimos anos no Brasil está ligado  a agricultura e a construção civil. E ponto.

E uma invasão asiática. O que julgo excelente. Meu desejo, mais sincero, e que a Asia domine os serviços no Brasil o que significaria uma melhoria impar na qualidade.

E preços absurdos. Dos restaurantes aos serviços, passando pelos bens de consumo. Sim, os brasileiros estão certos em se abastecerem de tudo no exterior!!! Porque os preços e a qualidade no Brasil são impraticáveis. Co
mo ja escrevi em outro post, o que mais impressiona e que a qualidade e inversamente proporcional aos preços dos produtos e serviços oferecidos.

Queria provar os restaurantes da moda de São Paulo. Mas estavam TODOS fechados. Dei com os burros n'água em varios deles. E me lembrei de como fui feliz (imensamente feliz) em Singapore, em plena semana de ano novo chinês. Pois entao!

E eu que vivo reclamando da constante manutenção em tudo na Suíça, neam?!  Em contrapartida, no Brasil, a completa falta de manutenção do que e público choca. Vias sujas, prédios antigos descuidados, calçadas partidas, ruas quase intransitáveis. Um horror!

E como sabem sou muito desastrada. Quando derrubava algo no chão, ninguém nunca pegou pra mim. Antes de ontem, um moco no mercado, aqui, quase se enfiou debaixo de uma banca de chocolates pra pegar um moeda de 5 centavos (1) que derrubei.

Como diria Antonio Carlos Jobim, o Brasil não é para principiantes.

Nenhum comentário: