domingo, agosto 31, 2014

Dicas de Lisboa: Eu ADORO comer. Eu adoro Lisboa.


Sim, eu ADORO comer. E Lisboa e um lugar otimo para se comer bem, muitíssimo bem.

O gene da boa mesa parece estar na familia. Sou neta de uma super cozinheira (tenho na memoria os sabores deliciosos de suas criações, que vao de uma simples canja com nabos ou hortelã, a maranhos e deliciosos bolos de Natal). E minha sobrinhoca de 3 anos adoro TUDO o que se relaciona a cozinha. Tem uma mini cozinha completa e nada parece delicia-la mais que as sopas que a minha mae faz para ela (com muitos vegetais, grao de bico, etc) e outros quitutes la de casa. 


Minha mae adora sabores, mas e quase um desastre na cozinha (exceção feita as sopas e ao arroz de carne c/ hortelã que sao sua assinatura e sempre deliciosos). E eu a acompanho. Adoro, cores, sabores, texturas, perfumes, mas so sei fazer arrozes (de frutos do mar, peixe, legumes, carne, frango… name it… os arrozes geralmente saem ótimos). Também sei fritar ovo e minha feijoada portuguesa e ótima. Mas NADA mais.


Em compensação, ADORO comer (a balança que o diga). Nada me deixa mais contente que um prato colorido e cheiroso e ir desvendando suas texturas, perfumes e sabores. 


Dia desses, me recomendaram um restaurante em Lisboa chamado SeaMe. Parecia super fancy e fui sem grandes expectativas com a comida. Engano master.


Um mix do que ha de melhor no mar de Portugal com as cozinhas Portuguesa e Asiatica. As minhas duas preferidas. 


Estive la so uma noite, porque fui no penúltimo dia da minha viagem e nao conseguia voltar. Simplesmente adorei tudo. O ambiente super cool, a musica, os drinks e vinhos. Minha entrada foi um mix de sashimi (scalope, tuna, sardinha, carapau, camarao, etc) superb e o main foi cherne grelhado. Inesquecível!!!!! 


Em um dos outros dias fui a Casa de Pasto, lugar que por si so e LINDO. Alem disso, o atendimento e ótimo, o vinho muito bom e a comida fabulosa. Tinham ovos verdes (uma das receitas da minha avo), fumados, servidos com sopa fria de tomate. E de main fui de atum-patudo dos Acores na brasa e alcachofras com mussoline de tomilho e limão. Excelente.


Também me recomendaram a Tasca Kome, onde fui com altissimas expectativas. Todas superadas! Cozinha tradicional japonesa, "handled" por uma família japonesa muito simpática. Peixe ótimo, comida fabulosa e sobremesas incríveis. Os nomes eram todos em Japones e nao me lembro bem… (muito vinho), mas lembro que comi sushi de atum maravilhoso e uma torta de pao-de-lo recheada de frutas da epoca e creme ótima. Nao aceitam cartao de credito, mas tem um Multibanco na outra quadra. Simplesmente OTIMO!!!!!!!!!!!


Fui tambem ao Salsa & Coentros, where you feel good. Lombo Porco Preto Grelhado c/ Molho à Salsa e Coentros, esparregado e Toucinho do Céu do Fiolhoso. Tudo com a deliciosa influencia da Adega da Tia Matilde.


E claro, nao posso deixar de mencionar aqui o Bistro 100 Maneiras, do Lubomir Stanisic, onde comi uma entrada de sardinhas fabulosa e um tataki de entrecote inesquecível.


E ainda ha que mencionar O Prego da Peixaria, lugar descolado, onde servem prego em bolo de caco. Das melhores coisas que já comi.


Bem, estas sao minhas descobertas da ultima ida a Lisboa. Ha muito mais sobre os sabores de Lisboa algures neste blog (tag Lisboa).


Sim, como disse acima, tenho um tombo pelas cozinhas portuguesa e asiática (nao so a japonesa, mas também a chinesa, a thai, a coreana, a malay, a da Indonesia, a indiana, etc). E Lisboa tem o mix perfeito delas. Quero viver em Lisboa!!!


E claro, também adoro as cozinhas brasileira, argentina, chilena, peruana, francesa e do sul da Alemanha. Por enquanto.

Nenhum comentário: